13 Razões porque devemos consumir óleo de coco

13 Benefícios do óleo de coco para a Saúde 

O óleo de coco é rico em vitamina E (tocotrienóis e tocoferóise) e ácidos graxos, sendo formado por ácidos graxos de cadeia média, significa que ele não acumula no nosso corpo! Ele é portanto termogênico ou seja, auxilia o corpo a queimar calorias (gera calor), aumentando portanto o metabolismo.

O óleo de coco contém uma combinação única de ácidos gordurosos, entre eles o ácido láurico (ácido graxo de cadeia média), que é encontrado também no leite materno e é responsável pelo aumento da capacidade imunológica do recém-nascido.

Esses ácidos trazem muitos benefícios para a saúde, entre eles a perda de gordura corporal, melhor as funções cerebrais e outros.

Segue uma lista de 13 benefícios do óleo de coco comprovados para a sua saúde. 

1 – O óleo de coco contem ácido láurico com poderosas propriedades medicinais.

 

O óleo de coco conte gordura saturada, sendo uma das maiores fontes dessa gordura conhecidas, e por essa razão foi demonizada no passado.

Mas não há comprovação científica de que prove que a gordura saturada é prejudicial ao corpo, onde diversos estudos como centenas de milhares de pessoas provaram que o entupimento da artéria causada pela gordura saturada não passa de mais um mito.

Além do mais, a gordura saturada do coco é diferente das gorduras saturadas encontradas no queijo e em carnes gordas.

Os óleos de coco contem triglicerídeos de cadeia media (TCM) que é metabolizada diferente e mais rapidamente, sendo comparado as dos carboidratos, diferentemente dos triglicerídeos de cadeia longa (TCL).

Esses triglicerídeos vão direto do sistema digestivo para o fígado e são prontamente utilizados como fonte de energia e essa conversão em energia libera uma substancia chamada de cetonas que tem ação terapeutas em problemas cerebrais como o Alzheimer.

2 – O óleo de coco aumenta o seu gasto energético, assim te ajuda a queimar gordura.

Atualmente a obesidade é um problema de saúde sério e afeta milhões de pessoas no mundo.

Muitas pessoas acreditam que calorias são apenas calorias e não há diferenças entre elas, mais saiba que existem diferenças sim, assim como exemplo o açúcar tem impacto no corpo diferente da batata doce, embora ambos são carboidratos.

O óleo de coco age no corpo diferentemente de outros óleos como o óleo de soja, pois o óleo de coco aumenta o gasto energético ajudando a queimar mais gorduras.

Para você ter uma ideia, 15-30 gramas do ácido láurico por dia, aumenta em 5% o gasto energético, chegando a 120 calorias por dia.

3 – O ácido láurico presente no óleo de coco tem efeito antisséptico, matando vírus e bactéria

Há cerca de 50% de ácido láurico no óleo de coco, e quando o óleo de coco é metabolizado no sistema digestivo há a formação de um produto chamado monolaurina que junto com o ácido láurico pode matar patogênicos como bactérias, vírus e fungos.

GRÁTIS: Dieta Sensacional Para PERDER de 3 a 5 Kg por SEMANA (Garantido!) - Cadastre o seu e-mail e receba!

4 – Populações que consomem muito coco são as mais saudáveis do mundo

Sem Doenças Cardiacas

Sem Doenças Cardiovasculares

Populações como as encontradas em ilhas no oceano pacíficos como os que vivem em um pequeno arquipélago chamado Toquelau na polinésia, são um exemplo de populações que tem uma dieta baseada em coco, chegando a 60% do total de calorias ingeridas, sendo a população que mais consome gordura saturadas no mundo.

Os seus habitantes têm ótima saúde e não há nenhum sinal de doenças cardíacas.

A título de curiosidade, a ilha de Toquelau é abastecida com eletricidade gerada por 93% de luz solar e o restante com óleo de coco.

5 – O óleo de coco pode diminuir o seu apetite, consequentemente te fazer comer menos.

 

Os ácidos presentes no óleo de coco, juntamente com as cetonas que são decorrentes de sua metabolização, são responsáveis por uma diminuir os efeitos da fome no organismo.

Essa diminuição do apetite, poderá economizar até 256 calorias diárias em homens.

6 – Cetonas são um subproduto da metabolização do óleo de coco e reduz convulsões.

 

Quando o organismo metaboliza o óleo de coco, é criada uma substancia chamada de cetona (baixo carboidrato e alta gordura), essa substancia tem propriedades terapêuticas e tem um a incrível capacidade de reduzir convulsões em crianças epiléticas.

É usado principalmente em crianças que não responde mais aos tratamentos convencionais para epilepsia.

7 – O óleo de coco aumenta o colesterol bom, diminuindo o risco de doenças cardíacas. 

Os óleos de coco são ricos e gorduras saturadas e não afeta o lipídio sanguíneo como muitos pensavam.

O óleo de coco tem o poder de aumentar o colesterol bom (HDL) e converter o colesterol ruim (LDL) em outro tipo menos nocivo. 

8 – O óleo de coco pode agir como um protetor solar, além de proteger o cabelo e a pele. 

O óleo de coco tem muitas propriedades cosméticas, age como um protetor solar bloqueando até 20% dos raios ultravioletas.

Ele é usado como cosmético para dar uma melhor aparência para a pele e os cabelos, podendo ser usado em pessoas com pele ressecada, agindo como um hidratante.

9 – Ácidos presentes no óleo de coco aumenta funções cerebrais em pacientes com Alzheimer.

Tratamento do Alzheimer

Tratamento do Alzheimer

Em pacientes de Alzheimer há aparentemente uma redução na capacidade de usar a glucose em algumas partes do cérebro.

As Cetonas agem como uma fonte alternativa de energia para essas partes comprometidas do cérebro, reduzindo os sintomas do Alzheimer e aumentando consideravelmente as funções cerebrais.

GRÁTIS: Dieta Sensacional Para PERDER de 3 a 5 Kg por SEMANA (Garantido!) - Cadastre o seu e-mail e receba!

10 – O óleo de coco pode reduzir gorduras, especialmente as gorduras abdominais. 

O óleo de coco reduz o apetite e aumenta a queima de gordura e também pode reduzir a gordura abdominal, principalmente a gordura interna nos órgãos que são a mais perigosas gorduras no corpo.

Essas gorduras internas estão relacionadas com diversas doenças e tem a sua quantidade reduzida se adicionado óleo de coco na sua dieta.

Estudos em mulheres demonstraram que consumindo 30 ml de óleo de coco por dia, reduz cerca de 2,86 cm de circunferência abdominal, mas o mais importante é a redução de gorduras internas como as viscerais.

11 –  Tem ação Antioxidantes

O óleo de coco tem ação antioxidante, que ajuda a proteger o organismo dos radicais livres que podem causar doenças, pois contem vitamina E com tocotrienóis e tocoferóis.

12 – Melhora o funcionamento da tireóide

lguns estudos realizados há alguns anos atrás apontaram que a gordura de coco estimula a função da glândula tireóide, o que faz com que o Colesterol LDL produza hormônios anti-envelhecimento. E consequentemente acaba ajudando a prevenir doenças
Cardiovasculares, Obesidade, Câncer e outras doenças relacionadas a idade.

13 – Diabéticos – Controle de Carboidratos

A gordura de coco é muito boa para os diabéticos, pois proporciona uma sensação de saciedade e ajuda a não liberar a insulina e contribui a compulsão por carboidratos e doces.

CONCLUINDO

O óleo de coco é tudo de bom, além de ser delicioso na culinária em preparo de alimentos, dando um saber delicioso, ou mesmo utilizando em shakes e vitaminas, faz muito bem para a saúde.

Então por que então não consumir?

Nem todas as gorduras são iguais, atualmente as pessoas evitam gorduras por acharem que não precisam delas, mais evitam todos os tipos de gorduras, ai que está o problema.

Isso é algo que não deve ser feito, pois a gordura é necessária para o organismo, como a produção de hormônios por exemplo (leia essa matéria no portal G1) e a sua restrição afeta diretamente o equilíbrio hormonal.

Espero que gostaram da leitura.

Se sim, curta minha Fan Page, comente os artigos e compartilhe na redes sociais.

Bjusss e Se Cuidem!!! 😛 

 😉 Juliana Masocatto 😀 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRÁTIS: Dieta Sensacional Para PERDER de 3 a 5 Kg por SEMANA (Garantido!) - Cadastre o seu e-mail e receba!

Juliana Masocatto

Juliana Masocatto, fundadora do blog Emagrecer Com A JuJu. Apaixonada por nutrição e exercícios físicos. Sempre em busca de conhecimentos sobre alimentações saudáveis, perda de peso e qualidade de vida.

Website: http://www.emagrecercomajuju.com.br

2 Comentários

  1. Não sabia que o óleo de coco fazia tanto bem para a nossa saúde, vou passa a consumir mais pois o que vi nesse artigo me ajudou a mudar meus conceitos obrigada.

    • OLÁ, Tudo Bem Com Você! Obrigada pelo comentario, Sim óleo de coco é muito bom e traz muito beneficios a saude muito obrigada viu de coração mas como todo óleo tem que ter moderação consuma com moderação muito boa noite!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *