Guia Jejum Intermitente Para Mulheres

Você já ouviu falar do jejum intermitente (JI)? Não?

Então fique comigo até o final desse artigo para saber mais. E se você é mulher, melhor ainda, pois esse artigo foi feito especialmente para você.

O jejum Intermitente (JI), é atualmente a mais popular e saudável tendência do mundo fitness e da boa saúde.

BENEFÍCIOS

  • Emagrece
  • Mais simples do que dietas convencionais
  • Ajuda a viver mais (de acordo com pesquisas cientificas, essa afirmação tem logica, pois no momento de inanição o seu corpo procura formas de estender a sua vida)
  • Reduz os riscos de ter câncer e do seu tratamento (segundo estudos em pacientes com câncer, concluiu-se que jejuar antes da quimioterapia resulta em uma taxa e cura e menos mortes.
  • Reduz doenças cardiovasculares
  • Reduz a resistência à insulina (baixa de 3-6 o açúcar no sangue e de 20-30% os níveis de insulina (Isto pode prevenir diabetes tipo 2)
  • Saúde do cérebro: Aumenta o hormônio cerebral chamado BDNF e pode ajudar no crescimento de novas células. Também pode ajudar na proteção contra o Alzheimer.

PROBLEMAS ENCONTRADOS POR MUITAS MULHERES

Muitas mulheres tentaram o jejum intermitente, mais falharam miseravelmente.  No primeiro dia muitas não conseguem dormir, fica cansada e não muito bem após comer.

Se você é uma mulher, é bem possível ter vivenciada isto nesta dieta ou em outras parecida algumas vezes em sua vida.

O que muitas não se dão conta é que jejum intermitente para mulheres é bem diferente de jejum intermitente para homens. Às vezes é difícil para a mulher conseguir bons resultados.

Mas os efeitos fisiológicos e o emagrecimento são possíveis, mais requer uma abordagem diferente, um jejum personalizado para obter-se a perda de gordura corporal.

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“Como fazer o jejum intermitente sem ter uma frenesia hormonal? Foi descoberto que jejuar em dias não consecutivos é a melhor forma para manter o hormônio sobre controle. ”

Em se tratando de mulheres, há uma verdade biológica a respeito do jejum e se for ignorado é bem provável que não consiga obter os resultados esperados como o corpo desejado.

DESEQUILIBRIO HORMONAL

Jejum intermitente pode causar desiquilíbrio hormonal em mulheres, pois as mulheres são bem sensíveis aos sinais de inanição, e se o seu corpo detecta esses sinais, ele começa a fabricar hormônios da fome.

Quando se quebra o jejum, você pode sentir uma fome insaciável e se você ignora essa fome, pode levar a problema menstrual, atrapalhar a ovulação e levar a problemas de fertilidade.

SINAIS DE DESEQUILIBRIO HORMONAL

  • Fadiga
  • Mau humor
  • Dores de cabeça
  • Períodos irregulares (menstruarão)

Há algumas técnicas que contornam esse problema que será mostrado no decorrer do artigo.

MAIS ENFIM, O QUE SERIA JEJUM INTERMITENTE?

Jejum intermitente

Jejum intermitente

O jejum intermitente é um padrão na alternância entre jejuar e comer, não especificando que tipo de alimentação você deve ingerir, apenas dizendo quando se deve comer.

Não é uma “dieta” no sentido convencional, é melhor descrito como um padrão alimentar.

Os métodos mais comuns de jejum intermitente consistem em um jejum diário de 16 horas, ou 24 horas de jejum 2 vezes por semana.

Se parar para pensar, jejum é algo que acompanha a humanidade desde milhares de anos, antigamente não tínhamos tanto acesso a alimentos como temos hoje e também por causa de algumas religiões como o islã e budismo.

O nosso corpo é capaz de funcionar normalmente mesmo com a falta de alimentos por um longo período, sendo assim fazer jejum de tempos em tempos é “natural” do que comer 3 a 4 refeições por dia.

São vários benefícios já provado pela ciência. Primeiro, estudos mostraram que o jejum intermitente nos torna menos propenso a resistência à insulina e muitos afirmam terem mais energia, melhor memória e cognição e aumento da produção de algo chamada fator do crescimento neurotrópico (proteína que promove o crescimento e proteção dos neurônios.

Algo muito interessante é que o jejum intermitente pode fazer com que a célula possa lidar melhor com o stress como o tipo que levam a doenças.

Estudos realizados com participantes do Jejum de Ramadan, onde esse jejum leva cerca de um mês, afirma que o jejum intermitente aumenta a imunidade, abaixa os riscos da diabetes e melhora a saúde do coração.

COMO O JEJUM INTERMITENTE FUNCIONA.

Para se entender como funciona esse jejum, devemos primeiro entender a diferença entre o estado alimentado e o estado em jejum.

Quando o seu corpo está no estado alimentado, ou seja, após as refeições, quando está absorvendo os nutrientes dos alimentos.

Normalmente este estado inicia quando você começa a se alimentar e dura de 3 a 5 horas para processar os alimentos e absorver os nutrientes.

Quando se encontra neste estado, é muito difícil o seu corpo queimar gordura, a explicação é porque o seu nível de insulina está muito alto. Quando os níveis de insulina estão altos é muito difícil para converter gordura em energia, a insulina bloqueia essa conversão. Saiba mais neste artigo.

Após esse período seu corpo entra no estado conhecido como pós absortivo, que é a mesma coisa de dizer que seu corpo não está processando nenhum alimento.

Este estando ando a “fabrica” está parada, dura entre 8 a 12 horas após as refeições, sendo esse momento onde você entra no estado de jejum.

Neste estado é muito mais fácil o seu corpo queimar gordura, já que os níveis de insulina estão baixos.

Neste estado seu corpo tem o acesso as gorduras incessíveis quando os níveis de insulina estavam altos.

Por esse motivo não entramos em estado de jejum antes dessas 12 horas após as refeições, pois o corpo ainda não estava no estado ideal e otimizado para a queima da gordura.

Assim quem pratica o jejum intermitente, perde gordura sem ao menos mudar o que come e a quantidade que come, ou mesmo a frequência em que pratica atividades físicas.

COMO FAZER O JEJUM INTERMITENTE

Como fazer o Jejum Intermitente.

Como fazer o Jejum Intermitente.

A forma correta de ser fazer esse tipo de jejum é começar e ir gradualmente aumentando até encontrar um ponto confortável e sustentável pelo seu corpo.

Comece com 12-16 horas de jejum, 3 vezes por semana (mais dias intervalados, não consecutivos).

Nestes 3 dias, foque em alimentação saudável neste período restritivo, digamos entre as 11:00 da manhã e 19:00 da noite. Pode se pular o café da manhã se preferir.

Durante esse período de jejum, faça exercícios curtos como os exercícios intervalados de alta intensidade conhecidos como HIIT.

SUPLEMENTOS

Os suplementos a base de aminoácidos como os BCAAs são muito interessantes nesta fase, pois eles são as matérias primas das proteínas e previne a metabolização dos músculos e o mais importante, ajuda a diminuir a fome insaciável, especialmente no início.

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Esses suplementos são uma recomendação, não são absolutamente necessários se você estiver tendo uma boa alimentação.

ALGUNS DETALHES DESSE JEJUM

  • Jejuar por 2 ou 3 dias não consecutivos durante a semana
  • Faça cardio, HIIT ou yoga
  • O ideal é jejuar entre 12-16 horas
  • Coma normalmente em dias de intensos de exercícios cardio ou HIIT (isso significa em dias de treinos cardio de 1 hora ou mais de corrida, ciclismo, treinos HIIT, etc)
  • Considere a ingestão de 5-8 gramas de BCAA durante o jejum
  • Beba bastante agua, chá ou outros líquidos sem açucares.

Após esse período de adaptação e você estiver sentindo se confortável e confiante (depois de 2-3 semanas), pode se elevar o tempo de jejum.

QUANDO PARAR

Se ao realizar esse jejum, você sentir que o seu que há um desiquilíbrio hormonal, ou se apresentou os sintomas listados acima no desequilíbrio hormonal, deve se parar imediatamente pois provavelmente o seu corpo não se adaptou a esse tipo de padrão alimentar.

CONCLUINDO

Muitas pessoas são adeptas do jejum intermitente por causa da cominação de saúde e perda de gordura.

O fato de pensar em ter que comer a cada 3 horas incomoda muitas pessoas, e esse jejum soa como um alivio de não ter que procurar a cada 3 horas por algo para comer.

Não carregar comida consigo, não ter que contar calorias, sem o temor de obesidade em cada refeição e assim por diante.

Amiga, se você está cansada dessas receitas malucas e infalíveis para emagrecer que te deixa menos saudáveis e fraca, pode tentar e conhecer os benefícios do jejum intermitente para sentir-se melhor, mais forte e com um corpo que agrada os olhos ao olhar no espelho.

CONVITES

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Juliana Masocatto

Juliana Masocatto, fundadora do blog Emagrecer Com A JuJu. Apaixonada por nutrição e exercícios físicos. Sempre em busca de conhecimentos sobre alimentações saudáveis, perda de peso e qualidade de vida.

Website: http://www.emagrecercomajuju.com.br

22 Comentários

  1. Karina Fernanda

    Juliana mesmo eu não me exercitando no período do jejum eu devo tomar o BCAA?

  2. vanessa

    juliana, no caso 2 dias da semana posso fazer tipo segunda e sexta janto as 21:00 de domingo e so almoço as 13 de segunda durante esse intervalo água e cafe sem acuçar

    • Ola minha amiga vanessa tudo bem? olha o ideal não é pular refeições e sim comer a quantidade e os alimentos certos, o problema nao é comer, e sim comer errado. uma dieta rica em frutas , legumes, vegatais e carne magra nao faz mal a ninguem e tambem nao engorda se vc tiver uma vida ativa. so corte o açucar e todos os derivados de farinahs refinadas que perdem cerca de 80% de seu valor nutritivo e tem um indice glicemico semelhante ao açucar, ou seja engora!
      Com uma educação alimentar correta pode se comer todos os dias sem medo.

      bjuss more.

  3. Elaine

    Olá.. Uma dúvida.. Faço o jejum 16/8 à 11 dias. Estou me sentindo mto bem. Único probleminha que vi foi que minha menstruação veio antecipada em 5 dias. Sempre tive ciclo normal de 28 dias. Devo me preocupar com isso? Obrigada.

    • ola amiga tudo bem?

      Olha, essa alteração no fluxo menstrual é devido a uma restrição calorica por um perido elevado de tempo. Há mesmo em muitas mulheres essa alteração menstrual, sendo que muitas mulheres podem até não menstruar, como mulheres fisioculturistas. Um ciclo menstrual desregulado está relacionado com um estresse demasiado agressivo no organismo. Escute o seu corpo e não o leve ao extremo de forma crônica, se sentir algum desconforto por causa do jejum, reconsidere maneirar um pouco e se alimentar com mais frequencia.

      Segue abaixo um video bem esclaredor que acredito que vão te dar um entendimento melhor sobre esse assunto em particular:

      https://www.youtube.com/watch?v=TPoFFIJ7TMk –> video do canal do Sergio Alves da Silva

      Se cuida amiga, bjuss da JU!

  4. Marcia

    Perdoe a minha ignorância, mas o que é o BCAA rsrsrs.

  5. Flavia Zambrotti

    Boa tarde Juliana, Eu faço JI há 4 meses. Meu protocolo é 14/20 e faço todosos dias, porém 20 dias depois de começar o JI meu ciclo menstrual ficou completamente irregular. Eu tomo Cerazette e ainda assim eu tenho escapes e menstruação. Chego a ficar 15 dias menstruada. Pode ter a ver com o JI?

    • Ola amiga tuo bem com vc? Sim claro tem tudo a ver com o JI.
      O JI pode causar uma alteração no ciclo menstrual devido ao estress que o corpo é submetido, devido a essa restição calorica que o corpo é submetido. Mais o ideal é procurar orientação medica, pois nao pdoemos apenas confiar que possa ser algo que o jejum esta causando. A orientação de um profissional medico é bem vindo nestas horas.

      Segue abaixo um video que acredito que vão te dar um entendimento melhor sobre esse assunto em particular:

      https://www.youtube.com/watch?v=TPoFFIJ7TMk –> video do canal do Sergio

      bjusss Amiga e tenha um otimo dia..bjus da JU!!

  6. camila reis rossi

    Oi bom dia,
    Faço JI todos os dias, a duas semanas, me sinto super bem. Porém não pratico atividade física (esporte em si) mas tenho uma vida super ativa com dois bebês. Gostaria de saber se mesmo sem praticar atividade física intensiva eu vou emagrecer?
    Posso fazer o JI todos os dias ou vai me causar algum problema? Não faço esforço nenhum para manter as 16 horas sem comer, pra mim é muito tranquilo.

  7. Cristina

    Nossa Juliana! Que deleite para os olhos seu texto! A maior parte das explicações para JI são feitas por homens, para os homens. Finalmente um texto que abordou “nossos probleminhas”. Os tais hormônios que dançam e oscilam com qualquer mudança. Eu pratico o JI há um mês. Muito mais prático que seguir dieta. Perdi 5kg em um mês, não senti dificuldades para me adaptar. Comecei fazendo 16/8 diariamente e faço uma caminhada de 30 minutos 4x por semana. À princípio, comecei fazendo por indicação de uma amiga para controlar a Endometriose, apesar de ter desregulado a menstruação, realmente ela veio quase sem dor e sem os desconfortos que eu tinha. Está sendo uma excelente experiência.

  8. Bruna

    Oi Juliana, tudo bem ?
    Gostaria de saber se o jejum intermitente causa alteração no ciclo menstrual?
    Gostaria de continuar, tem algo que eu posso fazer para regular o ciclo ,mesmo fazendo o jejum?

    • Oie, Amiga Tudo Bem!Este tipo dieta não serve para todas as mulheres, especialmente quando não é feita da forma correta. O sintoma mais comum da aplicação errada desta técnica é a desregulação ou falta de menstruação. Este é um problema grave e deve ser evitado.

      Um ciclo menstrual desregulado está relacionado com um estresse demasiado agressivo no organismo. Hoje vamos falar como evitar este problema e ter todos os benefícios do jejum.

  9. Tatiane Santos

    Olá Juliana, boa tarde.

    Amei as suas explicações. Estou fazendo o JI 16/8 tem 3 dias. Pode ser feito todos os dias? Não tenho sentido fome, na verdade estou comendo forçada. Isso é normal???

    • OLÁ, TUDO BEM COM VOCÊ!!! PODE SIM!! VOCÊ TEM QUE OUVIR O SEU CORPO. SE VOCÊ ACHA QUE VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO BEM NÃO TEM PROBLEMA VAI MONITORANDO SEU PROGRESSO PARA SE ESSE JEJUM SE TA SERVINDO PRA VOCÊ MUITO OBRIGADA VIU BOA NOITE!

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