13 RECEITAS LOW – CARB

Olá pessoal tudo bem com vocês??

Uma alimentação balanceada é um grande auxilio na perda de peso, saber o que comer é fundamental para se obter ótimos resultados.

Selecionei algumas receitas com baixa quantidade de carboidratos, as chamadas receitas low carb.

Como sabemos, os carboidratos são os inimigos número 1 no emagrecimento, então as receitas aqui tem uma quantidade reduzidas de carboidratos e são simplesmente deliciosas.

Segue abaixo umas receitas selecionadas com muito carinho!!

Então, bonna apetite!!!

Receita – #1

ARROZ   COM ERVAS

Arroz com ervas - foto meramente ilustrativa

Arroz com ervas – foto meramente ilustrativa

Ingredientes

1 colher (sopa) de óleo – 1 xícara (chá) de arroz – 1 colher (chá) de sal – 1 pote de iogurte (250 ml) – 1 colher de salsa picadinha – 1 colher (chá) de manjericão fresco picado – 1 colher(chá) de sálvia fresca picada 1\2 colher(chá)de tomilho fresco – 1\2 colher de orégano fresco – 1 colher (chá) de coentro fresco picado – 1\2  colher (sopa) de hortelã picada.

Modo de preparo

Aqueça o óleo e frite o arroz, até que fique transparente. Adicione o sal, 1\2 xícara (chá) de água quente e o iogurte. Deixe cozinhar até que o arroz esteja quase seco e misture as ervas. Espere terminar o cozimento e desligue.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 40 minutos

Valor Calórico: 194 kcal \ porções

Receita – #2

ARROZ COM RÚCULA

Ingredientes

1 xícara (chá)folhas de rúcula – 1 pote de iogurte (250 ml) -1  colher de azeite -2 xícara(chá) de arroz branco cozido-1 tomate pequeno sem pele e sem sementes picado -1\2 xícara (chá)de aspargo verde picado e cozido -1\2 xícara de queijo branco picado

Modo de preparo

Bata no processador a rúcula, o iogurte e o azeite. Em um refratário grande misture o creme de rúcula com restante dos ingredientes e leve ao forno preaquecido (230 º C) por 20 minutos. Sirva a seguir

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo :1 hora

Valor Calórico: 152 kcal \ porções

Receita – #3

BACALHAU ÁGUA NA BOCA

Receita Bacalhau - Imagem meramente ilustrativa

Receita Bacalhau – Imagem meramente ilustrativa

Ingredientes

300 g de bacalhau \ suco de limão- 1\2 pimentão amarelo médio cortado em cubos médio\ 1\2 cebola média cortadas em cubos médios- 1\2 pimenta dedo-de- moça média cortada em rodelas -2 colheres(sopa) de salsa picadinha-  1\2 colher (sopa) de mostarda em grãos -1 pote de iogurte (250 ml)

Modo  de preparo

Deixe o bacalhau de molho de um dia para outro, trocando a água 2 ou 3 vezes. Limpe o peixe, corte em pedaço grandes e afervente em água por 15 minutos. Escorra e volte para a panela, adicionando o pimentão e a cebola e a pimenta. Cozinhe até que os legumes murchem. Junte a salsa, a mostarda e o iogurte. Deixe ferver até reduzir o líquido pela metade. Desligue e sirva em seguir.

Rendimento : 4 porções tempo de preparo 1 hora Valor Calórico: 329  kcal \ porções 

Receita – #4

BIFE A GORGONZOLA

beef e gorgonzola

beef e gorgonzola

Ingredientes

4 bifes de alcatra limpos -1 colher (chá)de sal-1 pitada de pimenta síria -1 colher (sopa)de molho de soja light – 2 colher (sopa)de margarina light – 1 dente de alho picado – 1 cenoura pequena ralada – meia de xícara (chá ) de vinho branco seco – 1 pote de iogurte (250 ml) -2  colheres (sopa)de gorgonzola esmigalhada – 1colher (sopa)  de salsa picadinha.

 Modo de preparo

Tempere os bifes com sal, a pimenta síria e o molho de soja. Reserve. Em uma panela derreta 1 colher (sopa)de margarina e doure o alho. Junte a cenoura ralada e refogue por 3 minutos. Acrescente o restante dos ingredientes mexendo de vez em quando, até reduzir pela metade. Em outra panela derreta a metade da margarina e frite os bifes. Junte o molho de gorgonzola e depois sirva a seguir.

Rendimento 4 porções

Tempo de preparo:40 minutos

Valor Calórico :309 kcal \ porções

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Receita – #5

CARNE COM MARACUJÁ

 

 Ingredientes

1 envelope de caldo de carne- 1 colher (chá) de sal, – 1 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado -1 \2 colher (chá) de noz moscada- 1 cebola pequena média picada – 1 colher (sopa) de salsa picada- 1 pitada de pimenta – do- reino- 1 pote de iogurte (250 ml) -350 g de alcatra cortada em cubos médios – 1 colher(sopa) de margarina light -6 dentes de alho amassados.

Modo de preparo

Em uma tigela misture o caldo de carne, o sal, o suco de maracujá, a nos moscada metade da cebola, a salsa, a pimenta e o iogurte. Misture a carne com esse tempero e deixe tomar gosto por 40 minutos. Em uma panela de pressão derreta a margarina, junte o alho e a cebola restante e refogue. Acrescente a carne junto com o tempero e tampe a panela. Deixe cozinhar por 20 minutos após o início da pressão e desligue. Deixe sair a pressão e abra a panela. Sirva a seguir.

Rendimento:4 porções

Modo de preparo: 1 hora  e 30  minutos

Valor Calórico:  278 kcal \ porções

Receita – #6

Carpaccio de Atum

CARPACCIO DE ATUM

CARPACCIO De Atum

Ingredientes

1 pote de iogurte (250 ml) 300 g de filé   de atum fresco- 1 berinjela pequena descascada cozida e espremida – 1\2 colher (chá) de pimenta-da-Jamaica moída\ 1 pitada de pimenta chilli – 2 colheres (sopa) de suco de limão – 1\2 colher (chá) de sal-1 colher sopa de dill  picado 12 mini torradas.

Modo de Preparo

Coloque o iogurte em um coador de café com filtro e deixe escorrer o soro por 2 horas. Reserve.  Leve o filé de atum ao freezer por 1 hora. Retire o peixe do freezer e corte em fatias finas. Distribua em pratos individuais e reserve. Tritura no processador de alimentos a berinjela, o iogurte sem o soro, a pimenta –da-  JAMAICA, a pimenta  chilli, o limão e o sal. Retire do processador e misture o dill. Despeje o creme de iogurte sobre o carpaccio de atum e sirva a seguir com as torradas.

Rendimento: 4 porções

Modo de preparo: 40 minutos

Valor Calórico :170 kcal \ porções

Receita – #7

CEBOLA AO  FORNO 

CEBOLA RECHEADA COM CARNE

CEBOLA RECHEADA COM CARNE

Ingrediente

3 cebolas pequenas cortada em 4 partes- 1 colher (sopa) de margarina light – 2 dentes de alho picados – 200g de carne moída magra – 1 pitada de canela em pó – 1 pitada de pimenta da Jamaica em pó – 1 colher (chá) de sal – 1 pitada de pimenta chilli em pó -1\2 xícara (chá) de arroz selvagem cozido -1 tomate sem pele e sem semente picado -1 colher (sopa) de cebolinha picada \1 colher (sopa) de amido de milho -1 pote de iogurte (250 ml) -2 colheres (Sopa) de queijo ralado light

Modo de preparo

Separe as pétalas das cebolas cortada e coloque em um refratário pequeno, cobrindo todo o fundo. Reserve. Em uma panela derreta a margarina e doure o alho. Junte a carne moída e refogue. Vá acrescentando aos poucos o restante dos ingredientes seguindo a ordem. Com exceção do queijo ralado. Mexa delicadamente até a carne ficar cozida, volte ao refratário e distribua o preparo da carne como arroz sobre a cebola. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno preaquecido ( 240 ºC) por 30 minutos ou até que a cebola esteja assada. Sirva a seguir.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 1 hora

Valor Calórico:254 kcal \ porções

Receita – #8

CREME COM  PÊRA AO VINHO

CREME COM PERA E VINHO

CREME COM PERA E VINHO

Ingredientes

4 Potes de iogurte (1L) – 4  cravos da índia – 1 canela em pau -1 xícara (chá)de casca de laranja médio – 1 xícara (chá)de adoçante culinário – 3\4 xícara (chá) de vinho tinto seco- 3 peras sem casca cortadas em fatias – 1 colher (chá) de essência de baunilha.

Modo de preparo

Coloque o iogurte em um coador de café com filtro ou um pano e deixe o soro do iogurte escorrer por 2 horas.  Reserve. Em uma panela coloque o cravo, a canela e a casca de laranja, metade do adoçante e o vinho. Quando começar a ferver junte as peras, tampe a panela e cozinhe até ficar macia. Reserve. Bata na batedeira, o iogurte sem soro, o adoçante restante e a baunilha, até ficar homogêneo. P asse o creme para a taças individuais e leve à geladeira por 1 hora. Distribua as pêras nas taças por igual e sirva a seguir.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo:30 minutos

Valor Calórico: 221 kcal \ porções

Receita – #9

FILE DE PEIXE GRATINADO 

FILE DE PEIXE GRATINADO

FILE DE PEIXE GRATINADO

Ingredientes

4 filés de linguado (400 g) -2 colheres (chá) de sal -suco de limão – 1 colher (sopa) de azeite -1 cebola pequena picada -2 dentes de alho picados -6 barrinha de  Kani  desfiado -1 colher (chá) de extrato de tomate – 2 tomates picados sem pele e sem sementes – 1 colher (sopa) de pimentão verde picado\ 1 colher (chá) de coentro picado – 1 pote de iogurte (250 ml) -1 colher(sopa) de cebolinha picada-1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado light.

Modo de preparo

Tempere os filés com a metade do sal e o limão e reserve. Aqueça o azeite, frite a cebola e o alho, junte o kani e refogue por 2 minutos. Adicione o iogurte, o requeijão, a salsa, o tomate picado, o pimentão e o coentro, Acrescente o iogurte, o requeijão, a salsa e a cebolinha e o sal restante. Misture e desligue. Em um refratário arrume os filés, despeje o molho de iogurte, polvilhe com queijo ralado leve ao forno pré aquecido (270 ºC) por 30 minutos ou até que os filés estejam cozidos. Sirva a seguir.

Rendimento: 4 porções   

Tempo de preparo : 1 hora 

Valor  Calórico : 210 kcal \ porções

Receita – #10

FILE AO MOLHO COM   HORTELà

Carne-com-molho-de-hortela

Carne-com-molho-de-hortela

Ingredientes

4 medalhões de filé mignon -1 colher (chá)de sal – 1 pitada de pimenta –do- reino -2 dentes de alho amassado-3\4 xÍcara (chá)  de folhas de hortelã -1 colher (chá) de folha de manjericão – 1 colher(sopa) de salsa picada – 1\2 colher de amido de milho -1 pote de iogurte (250 ml) – 1 colher (sopa)de margarina light

Modo de preparo

Tempere os filés com sal e a pimenta. Em uma panela misture o alho, as folhas de hortelã, as folhas de manjericão, a salsa, as alcaparras, o caldo de legumes, o amido de milho e o iogurte e misture bem. Deixe cozinhar até engrossar e desligue. Reserve. Em uma frigideira derreta a margarina e frite os filés dos dois até dourar. Passe os filés para pratos individuais e deseje o molho sobre ele. Sirva a seguir.

Rendimento:4 porções

Modo de preparo:30 minutos

Valor Calórico:349 kcal \ porções

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Receita – #11

FRANGO COM  CREME DE MILHO 

FILÉ DE FRANGO CREME DE MILHO

FILÉ DE FRANGO CREME DE MILHO

Ingredientes

Frango :4 filés de frango – 1 colher (chá) de sálvia desidratada \suco de limão\1 colher (chá)de sal \ 1 pitada de pimenta calabresa – 1 e 1\2 colheres(sopa) de azeite

Creme: 1 pote de  iogurte (250 ml) – 1 xícara (chá) de milho verde escorrido – 1\2  colheres (sopa) de margarina light – 1\2 colheres de amido de milho – 1\2 colheres (chá) de noz moscada – 1 colher (chá) de sal – 1 colher (sopa) de queijo ralado light.

Modo de fazer

Frango Tempere os filés com a sálvia, o limão, o sal e a pimenta. Frite os filés no azeite e reserve.

Creme; Bata no liquidificador o iogurte com 3\4 xícara (chá)de milho verde. Reserve. Derreta a margarina  e junte o amido de milho. Adicione o iogurte batido ao milho restante. Acrescente a noz moscada, o sal e o queijo parmesão deixe cozinhar por 5 minutos e desligue. Sirva sobre os filés.

Rendimento : 4 porções

Tempo de preparo: 40 minutos

Valor Calórico :241 kcal \ porções

Receita – #12

FRUTAS FRESCAS COM MOLHO 

FRUTAS COM IOGURTE

FRUTA COM IOGURTE

Ingredientes

2 potes de iogurte (500 ml) -2 rodelas  de abacaxi- 1 goiaba descascada e fatiada – 1 kiwi descascado  e fatiado -2 fatia de melão picado -1\2 mamão papaia fatiado -2 colheres (sopa) de adoçante -suco de laranja

Modo de preparo

Coloque o iogurte em um coador de café com filtro e deixe por 2 horas. Reserve. Distribua as frutas em uma travessa rasa de forma decorativa. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora. Em uma tigela misture o iogurte sem o soro, o adoçante e o suco de laranja, salpique o creme sobre as frutas e sirva a seguir.

Rendimento:4 porções

Modo de preparo:40 minutos

Valor Calórico: 168 kcal \ porções

Receita – #13

MIL – FOLHAS AO CREME DE PARMESÃO E

MIL FOLHAS AO CREME DE PARMESÃO E RÚCULA

MIL FOLHAS AO CREME DE PARMESÃO E RÚCULA

Ingredientes

8 files de frango pequeno limpo e finos-3 colheres (chá)de sal- suco de 1 limão-1 colher (chá) de estragão fresco picado – 1\2 colheres (sopa) de azeite -1 colher(sopa) de margarina light – 1\2 cebola média  picada- 2 dentes de alho picados – 1\2 colheres (sopa) de amido de milho-1 pote de iogurte (250 ml) – 3  colheres (sopa) de queijo ralado light -1 pitada de noz moscada -12 folha de rúcula – 1 colher (sopa) de salsa

Modo de preparo

Tempere os filés com metade do sal, o limão e o estragão. Grelhe os filés em uma grelha antiaderente, untada com azeite. Reserve. Em uma panela derreta a margarina junte a cebola e o alho e doure. Acrescente o amido de milho, o iogurte, o queijo parmesão, a noz moscada e o sal restante. Mexa bem, deixe reduzir um pouco e desligue. Monte quatro pratos individuais, colocando metade dos escalopes de frango no centro do prato. Passe por cima o creme de queijos e sobre o creme, três folhas de rúcula. Cubra com a outra metade dos escalopes. Polvilhe a salsa e sirva a seguir.

Rendimento:4 porções

Tempo de preparo: 1 hora

Valor Calórico:278 kcal \ porções

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2 Comentários

  1. luciane

    Arroz não é low carb.

    • Depende de como vc vê como low carb, se comparado com massas como macarrão, pizzas, tortas etc…o mais importante na questão do arroz é a quantidade que você come, ele não tem o índice glicêmico alto como de outras fontes de carboidratos que não estão nas receitas.

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